terça-feira, 1 de março de 2011

Feliz Aniversário Rio de Janeiro

Hoje é dia 01/03 e como tal aniversário da cidade do Rio de Janeiro onde ela completa 446 anos. Ela é a cidade maravilhosa. "Rio 40 graus/Cidade maravilha/Purgatório da beleza/E do caos" de acordo com os versos de Fernanda Abreu. O Rio de Janeiro é a cidade das disparidades, ostentando belezas naturais estonteantes como as praias de Copacabana e Ipanema, o Pão de Açúcar e o Alto da Boa Vista, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, futura cidade sede das Olímpiadas e possuidor de um dos mais receptivos e bem humorados moradores, ao mesmo tempo em que convive com serviços públicos abandonados, entre os quais os hospitais e os transportes, violência digna de um campo de batalha, corrupção da polícia e do governo e o pior dos males, o marasmo do cidadão, que convive com esses problemas e incorporam o papel de meros expectadores.

Como podemos aproveitar a noite da Lapa com os amigos, quando mal conseguimos nos deslocar pela cidade? Como podemos soltar o grito de gol no templo mundial do futebol, o Maracanã, quando não temos um atendimento de qualidade quando nossa saúde está prejudicada? Como podemos saborear o subúrbio do Rio com seus shoppings, seus restaurantes, seus espaços únicos e aconchegantes, quando todos os dias vemos uma verdadeira guerra em nossas ruas? Como podemos chamar essa cidade de maravilhosa com tantos problemas?

Ainda assim o Sol se reflete de forma incrível na Lagoa Rodrigo de Freitas. Seus raios sobre o Alto da Boa Vista ainda iluminam a Zona Norte da cidade. Madureira ainda reúne milhares de compradores com seus mercados populares. A Santa Tereza ainda guarda sua arquitetura histórica. O Cristo Redentor continua nos fornecendo uma vista sensacional da cidade. E o carioca brincalhão, malandro e que nem por isso deixa de ser trabalhador, continua lá, curtindo a sua praia, o seu futebol de domingo, as belezas que a cidade oferece... Amo minha cidade e tudo o que ela oferece. E por isso torço todos os dias para que o carioca coloque o seu espírito de guerreiro para combater os males dessa cidade. Só assim poderemos realmente chamar o Rio de Janeiro de cidade MARAVILHOSA.

FELIZ ANIVERSÁRIO RIO DE JANEIRO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário