sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Novelas - Precisa ser assim?

Eu estou de péssimo humor. Estou em casa espirrando os meus pulmões pra fora do meu corpo ao invés de estar com os meus colegas curtindo um som e vendo eles fazendo várias cagadas encorajados pelo álcool. Para descontar minha raiva falarei de novelas.

Voltando para casa dei por pensar nas novelas. Eu gosto de novelas. Na verdade, não necessariamente das novelas, mas da atuação dos atores, de uma boa história, de bons diálogos, ou seja, me interesso pela sétima arte (mesmo levando em consideração que a sétima arte é o cinema, mas enfim, vocês sabem onde quero chegar). Uma vez ouvi ou li em algum lugar que as novelas, principalmente aqui no Brasil que é referência internacional na teledramaturgia, influenciam a sociedade. Só tenho uma coisa a dizer: O Brasil está na merda. Os motivos são muitos, e portanto, vou elucidá-los lentamente.

Não sei por onde começar, então vou começar de forma aleatória. Primeiramente os enredos. Por que são todos iguais? Mesmo que comecem de forma diferente muitos deles acabam se tornando iguais no final. O casal do bem afligido pelas maldades dos invejosos, suportando as dificuldades, ora se separando para ficar com o homem/mulher do mal e blá blá blá. POR QUE QUE OS MOCINHOS TEM QUE SER TÃO IDIOTAS? Nenhum deles percebe que está sofrendo de uma armação? Por que eles tem que ser 100% bons. Eles deveriam ser mais humanos, serem ambiciosos, manipuladores, parecerem gente e não arremedo de comercial de margarina racista. Mas o pior de tudo é que por mais que digam que amam um ao outro, nunca dão o benefício da dúvida, por mais escroto que tenha sido o evento. Os eventos da novela são completamente estúpidos, não dão margem para que o espectador pense. Não passa de enlatado.

Isso me dá um gancho para entrar em outra questão: por que as situações tem que ser tão inverossímeis? Quase tudo beira o ridículo.Não existe perícia policial, ou seja, não se fazem exames de balística, teste de pólvora nas mãos, exame de DNA, nada. Tudo é resolvido na base da intuição, do mocinho, ou a polícia é tapeada por um argumento que eles nem fazem questão de investigar. Um certa vez vi uma cena que foi, no mínimo triste, a mocinha sendo perseguida pelo vilão, liga pro mocinho (Não, ela não ligou pra polícia, e não, o mocinho não era o Chuck Norris) e pede ajuda. Sem problemas, não fosse o fato do cara estar do outro lado da cidade em São Paulo e chegar na casa da garota a tempo de salvá-la. E antes da polícia. PORRA! O cara nem foi de helicóptero. Se fosse na vida real ele chegaria a tempo de no máximo limpar o sangue das paredes. Eu entendo que não é pra ser 100% fidedigno, mas me chamar de otário já é sacanagem.

Falando de mocinhos, o que há com esses diretores? Por que escalar atores tão ruins? Tudo bem, nos temos excelentes atores como o Pedro Cardoso, o Marco Nanini e Marieta Severo. Mas ultimamente tem aparecido cada coisa. Só porque o cara tem cara de Adônis não quer dizer que ele franzir o cenho para expressar qualquer sentimento o torne um bom ator. E as atrizes deveriam aprender que ter uma bunda bem feita ou seios grandes não fazem delas uma nova Marieta Severo.

Ultimamente as novelas tem deixado muito a desejar e isso porque estou me referindo as da Globo que no passado foram muito boas. As novelas de outras emissoras são normalmente muito piores. A única que teve alguma chance foi "Vidas Opostas" (acho que era esse o título) da Record. Mas como todas as outras ficou idiota no final. São por esses motivos que eu não consigo ver novela. Roteiros fracos, situações imbecis, personagens inexpressivos... Não tenho paciência pra essa avacalhação. Boa noite e até a próxima.