terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os Deuses no Rio

Como todos sabemos, as olímpiadas serão realizadas nesse digníssimo (e meio largado, vide as condições do transporte coletivo, saúde e segurança) lugar chamado Rio de Janeiro. Lugar tão belo e tão bem representado por diversos segmentos da arte, seja na literatura, pintura ou música. Garota de Ipanema está aí pra provar o que eu digo.

Estava eu a circundar esse mundo bizarro chamado internet, quando me deparei com a canção tema dos jogos olímpicos:

 

 Bom, agora que os senhores estão a par da canção tecerei alguns breves comentários.

O primeiro deles é: achei o vídeo sensacional. A letra da música é muito bem bolada, o ritmo escolhido caiu como uma luva para o Rio de Janeiro, mesclando de certa maneira o passado e o presente. Os atores escolhidos foram bem interessantes (gostei particularmente da escolha para Hera e detestei a escolha para Artémis). Enfim, foi uma produção bem interessante onde foram abordados diversos aspectos da cidade sem necessariamente recorrer aos esteriótipos. É claro que forma abordados os temas futebol e samba, entretanto eles foram tratados de uma maneira mais sutil. Nada de estádios lotados ou da Sapucaí.

O segundo é fato de certas reclamações que surgiram na mídia acerca do vídeo. O primeiro deles foi sobre a presença apenas da Portela (escola de samba). Os carnavalescos queriam que fossem mostradas outras escolas e eu digo: VÃO ARRUMAR O QUE FAZER. E digo isso pelo fato de que o vídeo tinha o intuito de mostrar o samba, estilo tão enraizado na cidade e não fazer propagando do grupo especial.

Outra crítica, no mínimo estúpida, foi sobre a temática usada que, de acordo com a autora (uma evangélica), que não lembro o nome e faço questão de não lembrar, o vídeo estava fazendo uma... apologia aos deuses gregos ou algo assim. Eu estou nesse exato momento me controlando pra não soltar um palavrão. Pra começo de conversa: se ela pensa assim, deveria parar de assistir as Olímpiadas, afinal, para elucidar àqueles que desconhecem as origens da mesma, ela foi criada com o intuito de homenagear os deuses gregos, principalmente o seu líder, Zeus (apesar das Olímpiadas modernas não terem mais esse foco). Se você viu o vídeo e concorda com ela, pare e retire a sua ignorância e insignificância do meu blog.

O que passa na cabeça desse tipo de ser humano? É defeito nos cromossomos, doença mental, acidente ao longo da vida? E ainda por cima, ela falou que deveria ter sido usado uma temática mais abrangente que envolvesse outras religiões , o que claramente demonstra que ela não tem ideia das origens dos Jogos. Faria bem a ela ler o meu texto. Eu, como evangélico, não tenho problema nenhum com a cultura grega. Na verdade eu me pergunto, qual o problema? O simples fato de citarem e interpretarem acerca dos deuses gregos implica adoração a eles? Então deu ruim pra mim, que sou fascinado pela mitologia grega.

Conclusão: amei o vídeo. É claro que não se pode agradar a gregos e troianos e cada um tem o seu gosto, mas por favor, sejamos ao menos racionais com nossos argumentos.

Valeu!