terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mundinho

AH! Finalmente estou de volta ao teclado. Hoje, vou falar acerca do mundinho. Isso mesmo, você leu certo, mundinho. Pra você, bárbaro inculto que vive em cavernas, eu explico o que é. "Mundinho" é um termo usado por gamers (gamers soa melhor que jogadores) (desculpa português) para se referir ao universo próprio de um jogo. É de amplo conhecimento entre a casta, que para aproveitar um jogo ao máximo é preciso "entrar" no mundinho. É nessa hora que entra o símio: "Nossa, perder tempo com joguinho! Vai arrumar uma vida!". Minha resposta é: inculto e ignorante. Há mais de uma década que os jogos eletrônicos deixaram de ser aquele monte de quadrados coloridos emitindo sons monofônicos.

Atualmente os jogos (alguns pelo menos e é a esses que me refiro) contam com histórias bem construídas e personagens sólidos. Muitas vezes esses elementos superam e muito as histórias criadas para o cinema que até certo tempo, dominavam o segmento do entretenimento. Mas isso é coisa do passado. Atualmente os jogos tem o mesmo, se não maior foco que uma das indústrias que mais movimentam dinheiro no mundo, a cinematográfica. Haja vista os orçamentos milhonários de alguns jogos como GTA IV (orçado em cerca de 100 milhões de doletas). Tomemos como exemplo o meu jogo favorito (até que lancem um melhor): Mass Effect.

Afim de justificar o meu apontamento aqui vai um apanhado geral sobre o jogo: Num futuro não muito distante, não lembro a data, a humanidade descobriu um artefato alienígena em Marte que proporcionou um salto absurdo em nossa tecnologia, permitindo então a colonização do nosso sistema solar. Em certo momento, nossa civilização encontra uma máquina gigantesca de transporte galático e a partir daí toma conhecimento da existências de outras raças no universo (teve até guerra) e que elas se organizam num conselho galático que faz a intermediação de transações diplomáticas e econômicas.

É nesse contexto que se insere a trilogia. Porém isso é apenas uma fração da história. Existem dezenas de "outras" histórias dentro do jogo que influenciam diretamente no desenrolar da história principal. Todas as raças tem características distintas, história própria, comportamento único, sistema de governo, sistema financeiro, anatomia, etc..

Os personagens então, são um show a parte: todos se comportam de maneira única respeitando as características das raças da qual fazem parte. É simplesmente impossível não se afeiçoar e identificar com pelo menos um personagem.

São tantos aspectos diferentes que é impossível falar de todos eles aqui. São todas essas características presentes num jogo: a história, os personagens e o modo como é construído e apresentado o mundo do jogo que permitem ao jogador esquecer a própria realidade e mergulhar de cabeça no "mundinho" do jogo passando a fazer parte dele e pensando e agindo como se realmente fizesse parte dele.

E é aí que está toda a razão de ser do mundinho. A partir do momento em que o jogador se insere no jogo, ele passa a poder desfrutar de tudo o que ele oferece. A história te envolve mais, você passa a compreender (ou odiar) os personagens, VOCÊ toma o controle do jogo. Não é um personagem na tela, mas sim você que está fazendo tudo isso.

E esse é o mundinho galera. Que todos possam achar o seu mundinho preferido. Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário