quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sangue e suas tecnologias

Estava eu, recuperando-me do extravio de meu sangue (fui doar sangue hoje, pela primeira vez) quando me deparei com isso:


Eu não gostei muito da música, mas a holografia é incrível. Pesquisei um pouco e descobri que essa empreitada foi uma ideia para um show da atual turnê de Snoop Dogg e Dr. Dre. O resultado agradou tanto os rappers que eles estão cogitando usar durante toda a turnê. A empresa responsável pelo efeito é a mesma pela incrível transformação do Brad Pitt no filme "O curioso caso de Benjamin Button", "Tron" e "X-Men: Primeira Classe" e que o orçamento para "ressuscitar" 2Pac gira entorno de U$100 mil e U$ 400 mil. AH! Eu adoro tecnologia! Ficou incrível essa recriação. O nível de detalhamento e a fluidez dos movimentos é impressionante.

Isso me fez lembrar de outra proposta, ainda mais ousada, trazida pelo Japão para sua candidatura como sede da Copa do mundo de futebol em 2022. Eles tinha prometido transmitir por holografia as partidas em vários estádio ao redor do globo, contando com cerca de 200 câmeras para a captação de todos os movimentos e sons do estádio. Foi um proposta ousada, mas que não levou. Quem vai receber a copa é o Qatar, e como o assunto deste artigo é tecnologia, eles não ficarão de fora.

O Qatar é um  país do Oriente Médio, e como tal, no meio do deserto. Por isso, para tentar amenizar o provável maior vilão dos jogos (imagine você torrando num calor de 50 °C num estádio. Agora imagine o (in)feliz jogador correndo por 90 minutos nessa temperatura. Por isso os organizadores prometem um sistema de refrigeração à energia solar que manteria a temperatura do estádio em meros 28 °C. Além disso os estádio seriam "desmontáveis". Convenhamos, o Qatar não tem tanta tradição no futebol assim, e por isso os estádios teriam sua capacidade aumentada apenas para a Copa. Após o evento, o "excedente" seria exportado para países vizinhos, junto com a tecnologia de refrigeração. E mais, os projetos apresentados mostram estádio com a parte externa sendo um gigante telão para a transmissão de notícias e do jogo que estiver rolando, estádio com a "faixa da amizade" (tiras com todas as cores dos países participantes), estádios com no máximo 1h de distância entre si, transporte coletivo entre os estádios (até barco-táxi) e afins. Promete ser uma copa inesquecível.

 

Galera, antes de ir embora gostaria de fazer um pedido: Vamos doar sangue! É muito importante! Vidas podem ser salvas com isso. Sei que muita gente tem medo, mas devemos vencer isso. Eu sei que é muito panfletário, mas são só alguns minutinhos que podem fazer toda a diferença na vida de alguém. Abaixo algumas orientações do INCA. Procure um hospital e faça a sua parte. Abraços

Orientações para doadores de sangue  Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários - Febre- Gripe ou resfriado- Gravidez
- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias- Uso de alguns medicamentos- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis


Cirurgias e prazos de impedimentos 
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Intervalos para doação - Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Doe sangue com responsabilidade 
Você sabe o que é
 janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.
Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997 ou pelos Centros de Testagem Anônima.
Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho



Nenhum comentário:

Postar um comentário