quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Geologia

Estava eu a olhar minhas antigas postagens e dei por mim que até hoje não escrevi um texto sobre a área que escolhi para o meu futuro, a Geologia. A primeira vista, para o leigo o geólogo é um cara que passa o dia olhando pra pedras. Pois está enganado. Saibas tu, que a sociedade moderna foi construída pelos precursores do geólogo. Achou exagero? Você, caro leitor está sentado enfrente a uma máquina repleta de terras raras. Caso você não saiba o que são terras raras eu digo, são minerais compostos principalmente pelos elementos da série dos lantanídeos (bom, se você não sabe o que é a série dos lantanídeos, use o um pouco da sua curiosidade e vá até o Google pesquisar).  E digo mais, para que surgissem os grandes inventos foram necessários materiais para criá-los como o ferro. A economia surgiu do uso do ouro. E quem é que os encontrava se não os precursores da Geologia. Mas deve-se ressaltar a Geologia como ciência, como objeto de estudo é muito recente.

A Geologia é uma ciência muito abrangente. Por ela, estuda-se os mecanismos de formção da Terra, eventos que formam o relevo do planeta. Estudam-se os minerais que formam as rochas e os processos necessários a organizá-los de determinada maneira. As rochas que compõem as paisagens e os mecanismos que deram origem a elas, a física envolvida em eventos geológicos, como uma corrida de massa (o que comumente chamam de deslizamento), os processos químicos que regem a formação mineralógica e litológica de rochas. Os métodos necessários a identificação de mineiras de interesse econômico e os mecanimos necessários para extraí-los, além de outras tantas coisas.

Uma coisa expecionalmente intrigante na Geologia é na escala temporal em que se pensa. Enquanto em outras ciências se pensa na escala de segundos (para estudar o comportamento de um átomo, por exemplo) ou dias, na Geologia pensa-se em milhares de anos, milhões de anos. É incrível, numa viagem de campo notar as evidências de que um determinado local já foi uma coisa completamente diferente há milhões de anos atrás.

Já falando sobre isso, o "campo" de Geologia, ou seja, as viagens que realizamos para observarmos na integra o que vemos nos livros é um capítulo a parte. Para quem gosta de um pouco de aventura vale muito a pena e é um outro diferencial para o curso. Dependendo da especialização que você optar, você tanto pode trabalhar num escritório, como saindo a campo para coletar amostras ou realizar algum tipo de mapeamento.

É isso pessoal. O texto é muito superficial sobre a Geologia. Falei por alto mesmo. Há muitas outras coisas sobre a Geologia e demoraria muito para falar sobre elas. É claro que há seus pontos negativos. Dependendo da área que você escolher, vai ganhar muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo, em contrapartida você deverá abrir mão de muita coisa, pois será exigido ao extremo, além disso, devido às viagens, você muitas vezes estará distante da sua família, amigos. Mas tudo é questão daquilo que você quer. É um mercado muito abrangente e opções não faltam. Abraços a todos.





Mente no Martelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário