domingo, 29 de maio de 2011

O tempo

Passei os últimos dias pensando sobre o que escrever. Muitos temas me vieram à mente e diversas formas de abordá-los. Porém nenhum deles me veio mais à mente e participou tanto dos meus dias como o tempo, e por isso falarei dele.

O tempo, científicamente falando, é uma linha contínua e, até o momento, imutável, onde eventos ocorrem de forma aleatória (Sim, desenhos também são cultura. E daí que eu vejo? Melhor que BBB). Mas ele está além de uma definição científica, pois como explicar algo que ocorre de forma diferente para cada indivíduo? Basta interrogarmos dois alunos após uma aula e notaremos que o tempo se comportou de forma diferente na concepção de ambos, enquanto que um afirmará que o tempo "voou", o outro dirá que ele "se arrastou".

Para mim o tempo é algo terrível. Isso porque não podemos ir contra ele. Não importa o que façamos, ele continuará passando, nos desprezando, tão soberbo em sua imutabilidade. Ele é talvez, o pior inimigo do homem. Não há armas para enfrentá-lo, combatê-lo ou sobrepujá-lo. Ele estará lá, tirando-nos os anos de vida, levando embora os momentos, as pessoas...

Quem nunca parou em determinado momento de sua vida e olhou para trás, revivendo na lembrança os tempos da meninice, as travessuras da infância, os amores da juventude, as amizades de outrora? Quem nunca sentiu um aperto no peito pelos momentos que jamais retornarão, as oportunidades que escaparam, a beleza daquilo que lá atrás ficou?

Eu mesmo, em minha pouca vida, já passo por isso. Minha infância ao lado de tão incríveis amigos, meus tempos de Pedro II. Paro agora e vejo as pessoas e as coisas tão mudadas, tão diferentes do que eram. Em tão pouco tempo... O que será daqui a alguns anos, quando a idade, trazida pelo tempo, me alcançar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário