segunda-feira, 11 de abril de 2011

Motorista de ônibus

A muito tempo venho querendo postar algo neste blog, mas os meus estudos universitários tem dificultado a realização disto. Agora que me sobrou um tempo (mentira! só não tô com vontade de estudar topografia ou fazer algum exercício de cálculo), resolvi escrever sobre a diferença do motorista de ônibus que atendem a uma universidade como a UFRJ e o motorista de ônibus que atende um colégio público.

Nos meus anos de Pedro II aprendi a detestar motorista de ônibus. Não todos, mas a maioria, pelo simples fato deles me odiarem. Não a minha singular pessoa, mas a todos os estudantes. Digo isso pelas constantes contendas entre os alunos e os motoristas de ônibus. Quando um pedestre faz sinal no ponto de ônibus, o quê o motorista deve fazer? Parar no ponto, certo? Errado se for um estudante. Inúmeras vezes vi o motorista sacanear os alunos, que só queriam ir pra casa após um cansativo dia de estudo. A partir da atitude do motorista criei a seguinte classificação:

  • Filho da puta: É o motorista que passa direto no ponto fazendo sinal de que vem um "mais vazio" logo após.
  • Puta filho da puta: É o motorista que nem olha pra sua cara ao passar direto.
  • Filho da puta cagado por uma chocadeira leprosa: Esse é o pior de todos. Alguns motoristas pedem para o aluno entrar pela porta traseira para agilizar a saída. Esse é aquele que ao parar e pedir para o aluno fazer isso, acelera o coletivo deixando o aluno com cara de babaca pra trás. PS: Já aconteceu comigo 2 vezes e vi acontecer várias vezes.
Além disso, muitos dos que paravam para os alunos reclamavam de qualquer coisa. Demora em subir no ônibus (que resultava no motorista arrancando com a pessoa pendurada), mochila presa em algum lugar, enfim... Qualquer coisa era motivo de reclamação.

Esse tipo de comportamente é muito diferente dos motoristas que passam pelo Fundão. Param sempre ao sinal do pedestre, até mesmo se for um pouco fora do ponto. Se estiverem saindo e você correr eles param para você. Incrível! Nessas semanas fiquei impressionado com a diferença e fiquei confabulando o por quê da diferença. Não cheguei a conclusão nenhuma, pois ambos os locais são instituições de ensino. Ou quem sabe o espírito rebelde e "vandalístico" do aluno do Pedro II que se levanta contra aquilo que considera errado, como um dos tipos de motorista que citei acima e que acabam com a reputação da instituição.

Bom, é isso. É claro que o que falei aqui não engloba a todos os motoristas. Esses filhos da puta são apenas uma parte. Tem muitos deles que são gente fina. Até a próxima galera

Nenhum comentário:

Postar um comentário